domingo, 4 de novembro de 2007

AVALIAÇÃO FINAL - PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA E CAPACIDADES



ANALISAR UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA E COMENTAR AS CAPACIDADES ENVOLVIDAS NA MESMA


PROPOSTA: ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA
TRES MENINAS DANÇANDO- PAUL GAUGUIM


ATIVIDADE 1 – OLHAR
1o Momento –
Inicialmente, convide os alunos a observarem a obra, silenciosamente, por alguns minutos. É importante que a imagem possa ser vista claramente por todos. (Poderá acessar o site www.bbc.co.uk/portuguese/especial/922_gauguin/ page4.shtml e reproduzir em tamanho adequado.)

O que a imagem retrata?
O que o pintor quis registrar nessa tela?
Quem são as pessoas que aparecem na obra?


CAPACIDADE: Antecipação ou predição da imagem

2o Momento – A seguir, livres de qualquer orientação prévia, solicite que respondam as questões abaixo. Como mediador você deve destacar os pontos mais significativos da obra. Essas questões abordam aspectos da leitura formal, ou seja, dizem respeito a características da composição da obra, como cor, forma, linha, textura, composição etc., e da leitura interpretativa, que aborda a articulação dos elementos expressivos e sua representação simbólica, tais como emoções, idéias, sentimentos, sentidos, valores.
Após observar a obra responda as questões que se seguem:
(Incentive os diferentes pontos de vista dos alunos, favorecendo a diversidade de opiniões).

O que você vê nessa imagem?
Ao olhar a imagem, o que lhe chama mais a atenção?
Quais as cores que aparecem na imagem?
Que sensação essas cores transmitem a você?
O que as meninas estão fazendo?
Você pode imaginar onde elas estão?
Observe a roupa que elas usam. Esta roupa é parecida com as que você usa?
Você pode perceber movimento na imagem?Quais?
É possível descobrir que tipo de dança as meninas estão executando?
Como seria uma obra com esse tema pintada nos dias atuais?
Será que as meninas estão cantando? Que tipo de música poderia ser?


CAPACIDADES:Comparação de informações (tendo como ponto de partida seu conhecimento de mundo, o aluno irá realizar a leitura da imagem)
Checagem de hipóteses. (verificar a antecipação da imagem feita no momento anterior)
Produção de interferências globais ( ler a imagem, tentando desvendar as informações implícitas)


ATIVIDADE 2 – CONTEXTUALIZAR

1o Momento – Entregar para os alunos as informações sobre Paul Gauguin:

O artista francês Paul Gauguin (7/6/1848 − 8/5/1903) adorava viajar. Ele percorreu vários países a procura de aventuras e lugares para pintar. Na infância, mudou com sua família de Paris, na França, e para Lima, no Peru. De volta à Europa, viajou ao redor do mundo como marinheiro e conheceu o Rio de Janeiro. Tempos depois, se casou e foi trabalhar na Bolsa de Valores, na França. Ficou encantado com os artistas impressionistas e começou a pintar como eles. Até que deixou o emprego para se dedicar só á pintura. Foi viver na Dinamarca e depois na Bretanha, no oeste da França. Mais tarde deixou sua família e partiu sozinho para o Taiti, onde morreu anos depois. Quando esteve em Pont-Aven, na Bretanha, Gauguin pintou vários quadros, um deles foi o das Três meninas dançando.



LEITURA COMPLEMENTAR:
Paul Gauguin – Homem estranho – Mestre inigualável
(autor desconhecido)



Quando eu era mocinha tive uma professora de francês, francesa. Madame Marie. Ela era terrível de tão exigente. Certa vez madame Marie ficou doente. A casa dela ficava bem pertinho do ginásio. Nossa diretora pediu que eu e duas meninas fôssemos à casa da professora, buscar umas pastas, uns papéis. Lá fomos nós. Na saleta bem iluminada, pendurados nas paredes, vi uns quadros lindos! Eram gravuras coloridas, belíssimas! Perguntei para a professora de quem eram e ela simplesmente respondeu-me: “Gauguin”.
A sensação que senti contemplando as gravuras não sei descrever, mas foi uma coisa muito boa... Dias depois madame Marie me entregou um livreto velhíssimo, dizendo para que eu cuidasse bem dele”. Era a história resumida da vida desse grande pintor francês, Paul Gauguin (7/6/1848 − 8/5/1903) Em cada folha havia a reprodução de uma tela de Gauguin e um texto explicativo... Mas tudo em francês! Peguei o dicionário e traduzi palavra por palavra. Quanto mais eu lia, mais gostava.
Quando Gauguin começou a desenhar e pintar, tinha mais de 20 anos. Foi paixão a primeira vista! A habilidade, o bom gosto, o olhar atento apareceram de supetão! Como se um vírus o tivesse contaminado!
De início Gauguin se entusiasmou com o impressionismo; quadros lindos dessa época povoam os museus (Rowen – A igreja Saint Ouen – 1884 e Ângulo de açude, 1885, etc.). Pouco a pouco, porém, foi modificando sua pintura. Apareceram as cores fortes, puras e os contornos bem acentuados (ao contrário do Impressionismo). E foi pintando, pintando num crescendo, sem parar. Gauguin era muito autêntico com os outros e consigo mesmo. Chegou a ser preso no Taiti onde viveu e morreu, por desacatar autoridades e o clero...
Gauguin sofreu todos os percalços. Falta de dinheiro, desavenças familiares, incompreensões com sua obra e a doença que o martirizava dia e noite. Havia machucado os pés e as feridas não cicatrizavam, causando muita dor. Mas mesmo sob estas condições adversas, produziu uma arte inigualável, este grande pintor solitário.
Aprendi muito com aquele livrinho tão velho, mas que me abriu perspectivas em outras direções.

Após realizar a leitura dos textos acima, responder as questões abaixo:
*Pesquisar, acontecimentos que se destacaram no mundo na mesma época em que Gauguim se despontou como pintor.
*Em qual movimento da História da Arte, Paul Gauguim está inserido?
*Quem foi Paul Gauguim? Quais influencias sofreu?
*O que o levou a iniciar seus trabalhos de obras de artes?



(Você pode ampliar as informações sobre o artista no livro Paul Gauguin, de Mike Venezia da Coleção Mestres das Artes, da Editora Moderna.)


CAPACIDADES:Recuperação do contexto de produção de texto ( auxiliar o leitor a entender, realizar dialogo com a imagem e o texto fornecido)
Percepção de intertextualidade (colocar a imagem relacionada com um texto que descreve o pintor)



2o Momento – Seguindo a dinâmica da proposta, contextualize a obra com o objetivo de construir conhecimento e ampliar o repertório cultural dos alunos. Indague em que circunstâncias eles acham que o pintor capturou a cena. Será que as meninas posaram para ele ou ele as imaginou?

ATIVIDADE 3 – PRODUZIR ARTE E TEXTO



1o Momento – Proponha que os alunos façam um levantamento das brincadeiras que as crianças brincam hoje ao ar livre, na escola, nas ruas e nos parques.

2o Momento – Peça que lembrem das músicas que acompanham essas brincadeiras e escreva-as, registrando passo a passo o desenvolvimento das brincadeiras.

3o Momento – Proponha que elaborem uma paródia sobre uma das músicas escolhidas por eles.

4o Momento – Organize as produções montando uma exposição coletiva. Deixe que seus alunos apreciem e explorem oralmente as impressões que tiveram sobre o processo de criação, bem como de que forma a produção se relaciona com a obra de Gauguin. Um texto coletivo poderá ser elaborado resgatando todo o processo de produção.


CAPACIDADES:Percepção de relações de intertextualidade ( relacionar a imagem com outros gêneros discursivos (musica, narrativa, brincadeiras)
Percepção de outras linguagens (imagens, som) (linguagem visual)
Desenvolver as habilidades de leitura, interpretação de texto e escrita utilizando diferentes fontes de informação;
Integrar as disciplinas de Português e Artes numa proposta interdisciplinar com o objetivo de conhecer obras de arte e a partir delas explorar os universos do conhecimento curricular, criando vínculos analógicos entre os diversos temas, com diferentes metodologias
;


NEUZA GARCIA RIBEIRO LODETE

2 comentários:

leonilda&dyna disse...

Parabéns , minha amiga pela sua capacidade.
Vamos ao curso na quarta feira ?

MARIA Dyna

Cid disse...

Olá, Neuza, parabéns pela excelente proposta de atividade desenvolvida por você. Achamos de extremo bom gosto e criatividade, além de ter enfocado com clareza as capacidades de leitura e escrita. Abs, Cid e Tamar.