domingo, 18 de novembro de 2007

AVALIAÇÃO 1 E 2 DE CIDINHA

1º Avaliação

Com toda a certeza os objetivos foram atingidos, a cada atividade do curso: Desenvolvendo as capacidades de leitura e escrita nas diferentes áreas do conhecimento; mesmo já tendo conhecimento de leitura e escrita pude aprimorar melhor esses conhecimentos. Com isso aprendi a trabalhar melhor nessa área já que sou formada em Letras.
Conhecer novos autores é sempre gratificante, melhor ainda é poder compartilhar e discutir o assunto com os amigos, assim podemos trocar experiências e sendo através do universo virtual é ainda mais estimulante.
Por ser ainda meio leiga sobre o Blog consegui trabalhar sem problemas. E na atualidade a tecnologia vem fazendo parte do nosso dia-a-dia, com isso devemos sempre estar nos atualizando, assim conseguimos trabalhar de igual pra igual com nossas crianças. E fazer parte desse curso tem me despertado maior interesse sobre o mundo virtual.
Já tendo conhecimento sobre os conceitos de gêneros discursivos, por ser professora de português, percebi que com o curso pude adquirir melhor conhecimento sobre o assunto, e assim trabalhando com meus alunos farei com que se tornem cidadãos mais preparados para o mundo.
Sabendo o conceito de esfera de atividade e de gêneros do discurso, poderei fazer um trabalho completo com os meus alunos, e com isso desenvolver e estimulá-los para a leitura e o conhecimento dos vários tipos de textos existentes.
Tendo conhecimento sobre as esferas de atividades e dos gêneros discursivos, podemos trabalhar esses temas através de um blog, afim de que nossos alunos se interessem mais por esses assuntos. Com isso estamos dando oportunidade maior conhecimento e aprendizagem, despertando assim o interesse por produções de textos, seja de forma individual ou em grupo.























Relato comentado

Se um viajante numa noite de inverno (Ítalo Calvino)

O escritor Ítalo Calvino narra em seu livro “Se um viajante em uma noite de inverno”, em como devemos nos preparar para uma pré-leitura, em como é importante estarmos preparados e confortados para essa leitura. Assim poderemos chegar ao final do livro sem nenhum problema.
Primeiro devemos encontra um local calmo e arejado, assim estaremos relaxados e cômodos para iniciar a leitura.
Devemos também encontrar uma poltrona ou qualquer outro móvel confortável para q possamos nos sentir “presos” à leitura, assim não sentiremos vontade de interromper essa leitura.
Nesse livro o autor tenta fazer com quem o leitor se sinta estimulado e passe a ler o mais confortável possível. Com isso Ítalo Calvino espera que o leitor adentre na leitura e se sinta um viajante.
Para ler é preciso estar preparado, com isso o autor nos passa algumas formas e técnicas, ajudando o leitor a ter um melhor preparo para a leitura. ,as não importa qual livro leremos, o importante é como e onde se começa uma leitura.

O milagre brasileiro (Fausto Bóris)


O período chamado de “milagre” ocorreu entre 1969 e 1973, combinando o crescimento econômico com as taxas relativamente baixas de inflação.
Com esse “milagre” que não durou muito, os maiores beneficiários foram os que estavam a sua frente. As classes trabalhadoras não foram lembradas, pois os progressos sociais ficaram esquecidos.
Os responsáveis pelo “milagre” não acharam necessidade de dar o devido valor a classe trabalhadora.
O “milagre” foi positivo, pois deslanchou o crescimento industrial.
O desenvolvimento em volta do capitalismo não foi tão perfeito, pois tinha pontos vulneráveis: como a dependência do sistema financeiro e do comércio internacional proporcionaram empréstimos externos, o Brasil se vê “nas mãos” dos estrangeiros.
Com tudo isso esperava-se que o “bolo” fosse dividido, ma isso não aconteceu, ficando este com os poderosos.
O “milagre” se tornou um caos, surgindo automaticamente o empobrecimento dos menos favorecidos e aumentando ainda mais a desigualdade social.
Não foram dados também o devido valor a ecologia, que teve aumento da poluição industrial e dos automóveis. Quem mais sofreu com esse crescimento capitalista foram nós, os brasileiros.



Podemos conhecer o universo?

Reflexões sobre um grão de sal (Carl Sagam)

A ciência é capaz de investigar os grandes e pequenos atos da humanidade, seja por meio de experimentos ou questionamentos.
É a que comprova ou decifra parte do universo, até mesmo os fatos inexplicáveis. Sem a ciência para comprovar os fatos mais comuns, ficaríamos nós no “achismo”.
Os seres humanos são inteligentes, e por não se cansarem de experimentar novos conhecimentos, procuram sempre decifrar e compreender o universo. Mas decifrar o universo não é algo fácil, pois até um grão de sal é difícil de compreender. Imagine então decifrar algo tão complexo como o universo, se nem conseguimos chegar a um estudo completo com um grão de sal.
Então como conhecer algo tão vasto como o universo, se desconhecemos o mistério de um grão de sal. Mas nos dois casos consegue-se sentir o fascínio de cada um, pois o universo é tão grande e fascinante e o grão de sal tão pequeno.
Como o autor, também ficamos fascinados pelos muitos mistérios do nosso extenso e imenso universo, e refletimos em como nos chama a atenção por algo tão pequeno quanto um grão de sal se temos um imenso e vasto universo a investigar
Mas se desvendar um pequeno grão de sal já é algo estimulante e difícil imagine desvendar os “pequenos grãos de sal” do universo.

Um comentário:

Cid disse...

Professoras, parabéns pelo trabalho desenvolvido de excelente qualidade, pelo capricho e esmero. Com certeza a contribuição de vocês será muito valiosa para os alunos. Abraços, Cid e Tamar.