sexta-feira, 12 de outubro de 2007

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO 1º MÊS DE CURSO

AVALIAÇÃO DO PRIMEIRO MÊS DE CURSO


1) VOCE ACREDITA QUE OS OBJETIVOS DESTA PRIMEIRA UNIDADE, ORGANIZADOS EM TORNO DAS PRATICAS DE LEITURA E ESCRITA DE PERFIS PESSOAIS NA WEB, EXPRESSÃO DE OPINIÃO, DEPOIMENTO, DEBATE, APRESENTAÇÃO PARA TRANSAÇÃO COMERCIAL E FORMULÁRIOS, FORAM CONTEMPLADOS NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS? JUSTIFIQUE.

Eu tenho certeza que os objetivos foram atingidos, pois a cada atividade realizada no decorrer do curso de atualização: Desenvolvendo as capacidades de leitura e escrita nas diferentes áreas do conhecimento; pude adquirir maior conhecimento e compreender o que antes parecia tão complicado para mim, já que a minha formação é Educação Artística e não Letras, agora entendo que posso desenvolver a aprendizagem da leitura e escrita por meio das atividades propostas na minha disciplina.

2) O QUE VOCÊ TEM A DIZER SOBRE O COMPARTILHAMENTO DAS EXPERIENCIAS DE LEITURA E ESCRITA DE DIVERSOS AUTORES E DE SEUS COLEGAS NO AMBIENTE VIRTUAL?
É uma nova experiência que estou vivenciando, compartilhar com novos amigos é gratificante e estimulante, ainda mais por ser de um jeito tecnológico tão avançado em um ambiente virtual. É claro que poder conhecer e usufruir de informações de diversos autores também é louvável e recompensador, assim ampliarei meu repertório de leitura e consequentemente desenvolverei um excelente trabalho com meus alunos.

3) COMO TEM SIDO SUA EXPERIENCIA DE CRIAÇÃO, PRODUÇÃO E INTERAÇÃO NO BLOG?
Como já citei, é tudo muito novo, mas estou adorando, pois atualmente se não aprendermos a utilizar a tecnologia disponível, ficaremos ultrapassados e não poderemos falar a mesma língua das nossas crianças e jovens. Poder fazer parte de um curso de atualização com o tema leitura e escrita por meio do uso de blog com profissionais da educação é maravilhoso.
4) OCORRERAM MUDANÇAS DE CONCEITOS EM SEUS CONHECIMENTOS SOBRE GENEROS DISCURSIVOS E CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA? SE OCORRERAM, QUAIS SERIAM ESTAS MUDANÇAS?
Por ser professora de Educação Artística, não conhecia os conceitos atribuídos aos diversos tipos de textos dos quais agora tenho plena consciência, também não conhecia as capacidades de leitura e escrita tão aprofundadas durante os encontros. Além de ampliar os meus conhecimentos em relação a escrita e leitura, posso afirmar que desenvolverei meu trabalho na área de artes, integrando imagens e gêneros discursivos, tendo um maior compromisso na formação de cidadãos preparados para o mundo da leitura e escrita.
5) COMO VOCE PENSA QUE A EXPLORAÇÃO DOS CONCEITOS DE ESFERA DE ATIVIDADE E DE GENEROS DO DISCURSO PODEM INTERFERIR NAS ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA?
A partir do momento que sei discernir os conceitos de esfera de atividade e de gêneros discursivos, poderei desenvolver um trabalho completo de leitura e escrita, pois vou saber o que propor aos alunos, quais objetivos pretendo atingir, quais as capacidades que pretendo desenvolver e principalmente estimular o gosto dos mesmos por diversos textos facilitando a aprendizagem.
6) QUE SITUAÇÕES PEDAGOGICAS ESTÃO SENDO OFERECIDAS PARA QUE OS ALUNOS DE SUA ESCOLA POSSAM DESENVOLVER CAPACIDADES ENVOLVIDAS NA COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS?
Estamos tendo acesso a diferentes gêneros do discurso, conceitos, e esfera de atividades, bem como desenvolver atividades por intermédio de um blog, com sugestões de como podemos trabalhar, de que forma apresentar um texto para os alunos afim de que os mesmos possam demonstrar maior interesse na aprendizagem. Como estimular o gosto por leitura e escrita, criando, produzindo , antecipando e chegando informações individuais, em grupos ou utilizando o meio ambiente virtual.
NEUZA RIBEIRO

2 comentários:

Cid disse...

bom trabalho.

Tamara disse...

Muito bom, Neuza, fiquei curiosa para saber se você já está desenvolvendo alguma atividade proposta no curso na sala de aula. Bjs, Tamar.