RESUMO
O trabalho ora proposto comprova por meio de experiência a formação do arco-íris, percebendo como se dá o efeito de luminosidade presente no reflexo, segundo a teoria de Isaac Newton.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa comprovar que a luz é formada por cores. Ao olhar para a luz visível do sol, ela parece não ter cor, o que é chamado de branco. Isto acontece porque a luz não é de uma única cor ou freqüência. Pelo contrário, ela é feita de muitas freqüências de cores. Um dos mais belos fenômenos naturais, facilmente observável, é o arco-íris. Um efeito luminoso enigmático para quem não compreende a natureza da luz e cercado por mitos.
PROCEDIMENTO
Para comprovar que a luz tem cor, será necessário utilizar materiais específicos tais como: uma folha de papel branco, um copo com água e uma lanterna. Coloca-se o papel em frente ao copo com água e a lanterna ao lado do copo, em seguida acenda-a. Quando a luz do sol passar pelo copo d'água, refletida no chão ou numa parede, observa-se um arco-íris, o que não aconteceria se a luz branca não fosse uma mistura de todas as cores do espectro visível.
Isaac Newton foi a primeira pessoa a demonstrar isto. Ele fez a luz do sol passar por um prisma de vidro para separar as cores num espectro de arco-íris, depois passou a luz por um segundo prisma de vidro e uniu os dois arco-íris. Esta união produziu luz branca, provando que ela é uma mistura de cores ou uma mistura de luzes de freqüências diferentes. A união de todas as cores do espectro visível produz uma luz branca ou sem cor.
RESULTADO
O resultado é surpreendente, aparece um arco-íris refletido no papel. O copo d'água faz com a luz da lanterna exatamente o que a nuvem faz com a luz do Sol, ou seja, separa as cores da luz. A luz que parece não ter cor nenhuma, na verdade é uma mistura de cores coloridas. Juntas elas dão a luz invisível ou luz branca. Misturadas, ninguém vê cor alguma, mas se passar por alguma coisa que separe as cores, por exemplo, um copo d'água, vai ver as cores separadas ou um arco-íris.
CONCLUSÕES
O arco, na verdade, é formado pelo desvio e dispersão da luz do Sol em um número enorme de gotas. Só algumas dessas gotas desviam a luz na direção dos olhos. Outra pessoa a seu lado verá a luz desviada por outras gotas diferentes, isto é, verá outro arco-íris. Cada um vê seu arco-íris particular.arco-íris.Concluindo, a partir da descoberta de Newton, pode-se dizer que o caso do arco-íris é um fenômeno natural que aparece devido à dispersão da luz solar quando é refratada nas gotículas de chuva presentes na atmosfera.
BIBLIOGRAFIA
Revista Eletrônica de Ciências - Número 4 - Fevereiro de 2002.
http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/experiencia/02/exarcoiris.htm
Um comentário:
Excelente desempenho. Vocês estão produzindo muito. Parabéns!Bj
Postar um comentário