sábado, 20 de outubro de 2007

LETRAMENTO E CAPACIDADES DE LEITURA PARA A CIDADANIA- ROXANE ROJO

COMENTARIOS DO TRECHO QUE NOS CHAMOU A ATENÇÃO

“Ler é melhor que estudar”. Esta é uma opinião quase unânime e compartilhada
pela população letrada e pertencente às elites intelectuais brasileiras: intelectuais,
professores do ensino fundamental, médio e universitário, jornalistas, comunicadores da
mídia. No entanto, a maior parcela de nossa população, embora hoje possa estudar, não
chega a ler. A escolarização, no caso da sociedade brasileira, não leva à formação de
leitores e produtores de textos proficientes e eficazes e, às vezes, chega mesmo a
impedi-la. Ler continua sendo coisa das elites, no início de um novo milênio.
Antes, com certeza, ler era para a elite, pois só as famílias mais instruídas e com elevado poder aquisitivo poderia se dispor de livros em casa (montavam uma biblioteca com grandes clássicos ou histórias...).
No entanto o que ocorre hoje é a falta de incentivo entre as famílias ocasionando certa obrigatoriedade nessa questão de ler, acabam por confundir ler com estudar, pois criaram o hábito de ler somente quando solicitado para que façam avaliações.
Todos têm de certa forma, acessibilidade a livros, jornais, folhetins... nas bibliotecas públicas mas não se sentem estimulados a ler por prazer. As crianças não têm sua curiosidade aguçada para o descobrimento da leitura.
Talvez falte um melhor preparo aos professores para que saibam lidar com essa situação, promovendo estratégias diversificadas, onde a criança possa sentir desejo, prazer nas suas leituras, sentirem vontade em folhear um livro, um jornal, uma revista, estabelecer comparações entre um texto e outro, confrontar com os fatos reais do seu cotidiano, enfim se integrar com os escritores e contextualizar, podendo vivenciar a sua leitura.
As famílias também poderiam ter sua participação nessa fala: “Ler é melhor que estudar” , passando aos filhos por meio de praticas, melhor que falar o quanto importante é a leitura, é ter o hábito de ler para o filho, propiciar o contato com livros ou diversos gêneros discursivos... os filhos aprendem muito mais a partir de praticas, como é citado no trecho do texto de Roxane:
‘Ele não ficava falando para a
gente ler’, conta Miúcha. ‘Mas era um apaixonado por Dostoiévski,
conversava muito sobre ele. Nós todos líamos. E tinha Proust, aquela edição
de 17 volumes. Ele dizia, desafiando e instigando: ‘Proust é muito
interessante, vocês não vão conseguir ler, é muito grande. Ah, mas se vocês
soubessem como era madame Vedurin...’ Aí todo mundo pegava para ler.”
(Regina Zappa, Chico Buarque, pp. 93-94)

Um comentário:

danni disse...

Olá neuzacidinha!

Li sua resenha sobre o texto de Rojo e achei muito interessante. Posso dizer que sua escrita me instigou a ponto de querer saber mais sobre o texto da autora (isso é muito bom pq um resenha bem feita fez a função comunicativa se cumprir, uma vez que o leitor fica interessado em saber sobre a obra original)
Parabéns!

Só mais uma coisinha... Onde posso localizar esse texto de Rojo?

^^